Primary Menu

Steps to Avoid or Reverse Diabetes

Francisco Varatojo 1960 - 2017

7 Hábitos saudáveis

7 Hábitos saudáveis,

“O Homem é um animal de hábitos” – Charles Dickens – 1812-1870

Esta frase já tem alguns anos. Este “hábito” de colocar nas frases o elemento “Homem” como referência ao masculino e feminino perdeu a sua intenção generelazida e, por conseguinte, penso que se ele vivesse hoje, diria “o Ser humano é um animal de hábitos”. Preciosismos que não incomodam muitos, mas que podem ferir algumas susceptibilidades.

É muito vulgar ouvir-se “... é um hábito antigo”, ou “... é uma questão de hábito” ou ainda “...hábitos difíceis de mudar”.É tudo uma questão de perspectiva, de prioridades e muitas vezes, de tomada de consciência.

Mudar hábitos pode ser difícil, mas se o fizermos com a consciência de que o novo hábito nos pode proporcionar mais bem-estar, menos esforço, mais harmonia para o corpo enquanto um todo, e ao mesmo tempo trazer benefícios para o Planeta e para o Bem Maior, tudo se torna mais fácil e fluido.

Hoje trago-vos a sugestão de “7 HÁBITOS SAUDÁVEIS” que podem fazer a diferença.

 

O EXERCÍCIO FÍSICO feito regularmente ajuda a aumentar a energia, activa a circulação do sangue e regula o metabolismo. Existem muitas formas de praticar desde a vulgar ida ao ginásio passando por Yoga, Tai Chi, Chi Kung, Pilates, Body balance e muitos mais até à simples caminhada vigorosa, que põe todos os sistemas do organismo a funcionar.

Caminhar 30 minutos por dia ou 3 x 10 minutos ao ar livre ajuda na fixação do cálcio, movimenta músculos e articulações, dá flexibilidade e energia para mais um dia. No Inverno podemos fazer o “passo da saúde” do Chi Kung, imitando assim o acto de caminhar, mas em casa.

 

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ajuda o organismo a lidar com o stress, ansiedade e dá qualidade ao nosso sangue. Os alimentos vindos da Terra e na Época deles, dão-nos a energia e todos os nutrientes necessários para mantermos o nosso equilíbrio mental, físico e energético. Seguindo a ordem da Natureza o nosso organismo faz menos esforço na digestão e assim a absorção dos nutrientes necessários à nossa saúde faz-se mais facilmente.

Um produto de boa qualidade numa quantidade que baste para satisfazer as nossas necessidades vale “ouro”.

Nunca devemos comer até ficar cheios, mas até cerca de 80% (equivalente 2 mãos cheias).

 

O SONO bem descansado é revitalizador, interfere no humor, ajuda a lidar com o stress e interfere na capacidade de decisão e de fazer escolhas acertadas e também ajuda a manter o bom funcionamento das hormonas.

Por exemplo, a MELATONINA – é produzida na glândula pineal durante a noite, mas para que seja libertada para a circulação sanguínea é necessário ir para a cama cedo, dormir profundamente, em ambiente escuro e calmo e com o mínimo de influência de radio actividade. Esta hormona está ligada à indução do sono e uma vez libertada ajuda a produzir a SEROTONINA – que é sintetizada nos neurónios do sistema nervoso central e muito importante para inibir: a IRA, AGRESSIVIDADE, MAU-HUMOR, VÓMITO, APETITE EXCESSIVO.

Um escalda pés com água morna salgada à noite, comer pelo menos 2 a 3 horas antes de ir para a cama, evitar o contacto com ecrãs ou luzes agressivas à noite e comer e beber menos quantidade depois das 19h. é fundamental.

Uma sesta de 15 minutos pode ser reparadora.

É importante “desligar” antes de dormir!

 

O CONTACTO COM A NATUREZA ajuda-nos a voltar às origens, alinhar com a mãe Natureza, enraizar, energizar.

O ar puro ajuda a purificar a pele pelo contacto e os pulmões pela respiração. 

Pisar a terra ou a relva, madeira, cerâmica, pisos de matérias nobres dão-nos energia positiva. Muito diferente de tapete acrílico, plástico, borracha. Experimente e sinta a diferença.

Respirar fundo, abraçar uma árvore e andar ao ar livre é óptimo para qualquer ser, e muito mais para quem tem problemas respiratórios, pele, depressão, cancro e outras doenças degenerativas e que tenha feito algum exame com radioactividade. Limpa!

 

O SOL ajuda na redução de: Ansiedade, stress, depressão, acne e aumenta a produção de endorfinas que dão a sensação de bem-estar.

Em excesso pode provocar irritações na pele, alergias, queimaduras, e até cancro no seu extremo.

O SOL ajuda a pele a produzir vitamina D (tão necessária para a absorção do cálcio) através de uma simples exposição directa, em qualquer parte do corpo, mesmo quando o sol vai alto, de 20 a 30 minutos por dia, durante pelo menos 3 dias na semana, sem protecção solar.

Deixe os seus filhos / netos brincar na rua!

 

A BOA DISPOSIÇÃO, o bom humor são chave para uma vida mais alegre e preenchida. Leva-nos a viver o dia-a-dia com mais leveza e a saber ouvir os outros. Atraímos também boa disposição. 

Brincar com as circunstâncias da vida.

Todas as pessoas do mundo sorriem no mesmo idioma!

 

O PENSAMENTO POSITIVO– o cérebro funciona com imagens que estão associadas a pensamentos, emoções e sobretudo à forma como as vivemos.

Se nos levantarmos com pensamento positivo todos os dias, o vento parece uma brisa que espalha o pólen, a chuva parece água que rega as sementes e o sol dá vida ao novo ser que brota da terra de braços abertas para dar flores de cheiro e frutos com nutrientes.

 

  • MEXA-SE     diariamente
  • COMA          saudavelmente
  • DURMA        tranquilamente
  • SOL            apanhe o suficiente
  • SORRIA              muito 
  • PENSE        positivamente
  • AME            ainda mais 
  • SEJA           MUITO FELIZ

 

Como dizia a minha querida Mãe: “É tudo uma questão de hábito, filha, leva tanto tempo a fazer bem como a fazer ao contrário!”

Por isso pela sua saúde, bem-estar e felicidade, crie bons hábitos!

Como dizia Francisco Varatojo “Somos nós os criadores das nossas vidas”

 

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um acto, mas sim um hábito.”  Aristóteles

 

Rosalina Silva

Consultora de Orientação Alimentar e estilo de vida macrobiótico.

In " Vento e Água"

Nov.2018